Destaque da Mangueira Maria Ramos

DESTAQUE: MARIA RAMOS


  • ·       NOME: Maria Geralda Ramos de Moura.
  • ·       IDADE: 73 anos.
  • ·      ESTADO CIVIL: Viúva de Cyro Ramos, ex-Diretor da Mangueira e Presidente da Ala dos Duques.
  • ·       FILHOS e NETOS: Jorge Cyro Ramos de Moura (filho), dois netos e uma bisneta.
  • ·       INGRESSO NA MANGUEIRA: 1950.
  • ·       FEITOS NA ESCOLA: Desfilou como “Destaque” até 1951.

Texto/Imagens: Maria Helena Abrahão Vieira.

Maria Ramos nasceu em Minas Gerais, na cidade de Três Pontas, tendo sido criada em São João Del Rey e ainda muito jovem, veio morar com seus pais na parte baixa do Morro do Tuiuti, local conhecido como Caixa d’água, juntando-se a outros familiares, que ali já estavam instalados.

Cyro Ramos morava também no Tuiuti, estudava na Escola Uruguai (Rua Ana Néri), seu tio Henrique já saia na “Ala dos Boêmios” e eles colaboravam muito com a Escola.

Segundo Maria Ramos, “a família do Cyro tinha muitas propriedades, era dona do morro, mas não havia confusão entre o pessoal da parte baixa, onde minha família morava e o pessoal da parte alta”.

Maria Ramos, ainda muito jovem, participou pela primeira vez, de um desfile de Carnaval, no Bloco “Brotinho”, do Tuiuti e segundo ela, sua Ala fez o maior sucesso, porque vieram muito bem fantasiadas.

Em 1950, ainda solteira, desfilou na Mangueira, na Ala das Baianas, como relata, “baiana de fila, de corda”, trazida por Cyro Ramos e nesse tempo a Escola ainda ensaiava no Buraco Quente.

Em 1950, voltou ao Tuiuti, desfilando na Comissão de Frente da Escola de Samba Paraíso de Tuiuti, na qual desfilou por cinco anos e o carnavalesco era o saudoso Júlio Mattos.

Segundo Maíra Ramos, a Paraíso do Tuiuti apresentou enredo sobre Monteiro Lobato antes da Mangueira.

Em 1980, voltou a desfilar na Mangueira, já casada com Cyro Ramos, como Madrinha da Ala dos Duques, que também tinha uma Rainha, Gilda Dias Moreira, atual responsável pela Velha Guarda e como Princesa, Odiléa, sobrinha do Cyro Ramos.

Maria Ramos conta que naquele tempo, era comum as Alas terem Madrinhas e Rainhas, que saíam com trajes/fantasias diferentes dos demais componentes e este foi o seu caso; ela considera que esta é a origem dos Destaques na Mangueira e que foi no período em que “seu” Juvenal Lopes foi Presidente (1964/1970) as esposas de Diretores da Escola, Rainhas e Madrinhas eram convidadas a desfilarem “destacadas” e se apresentavam em “saídas” da Escola.

Para Maria Ramos, “Dona Noca foi uma das primeiras, vindo também ela, Zinha, Vanda Ferreira, Cotinha, Ilka, Aparecida, Doralice e por aí vai”...

Em 1983, a Ala dos Duques, presidida por Cyro Ramos, ganhou o Estandarte de Ouro de Melhor Ala.

Em 1989, Cyro Ramos faleceu e Maria Ramos ainda desfilou até 1991.

Perguntada sobre o que é ser “Destaque”: “a vaidade está em primeiro lugar, ser Destaque é uma coisa diferente e que achava muito bacana se apresentar com fantasia diferente; o “Pavão”, fantasia de 1983 é a sua preferida e a que lhe traz mais recordações”.
Maria Ramos e Distéfano Vieira (Destaque masculino mais antigo da Mangueira).


Depoimento de Maria Ramos por telefone, nos dias 26 e 27 de Junho de 2008 para Maria Helena Abrahão Vieira.
Texto/Imagens: Maria Helena Abrahão Vieira.


DESTAQUE DA MANGUEIRA: MARIA RAMOS

Cesar Romero e Raymundo Baluarte da Mangueira Mauro Alburquerque Baluarte Gerson Sammartino
1 2 3 4 5
© Autor: Raymundo de Castro - 2017. Todos os direitos reservados.
Personalizado por: José Milton A. de Castro |
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo