Troféu Pandeiro de Ouro


O Pandeiro de Ouro


Carlos Alberto participou de um concurso em 15 de Agosto de 1966, com aproximadamente quinhentos inscritos. O objetivo deste concurso era escolher o melhor “Pandeirista Nacional”.

A final foi realizada no Estádio do Maracanã com a participação de dez finalistas, sendo o vencedor, Carlos Alberto Sampaio de Oliveira, que ao ganhá-lo, passou a ser conhecido como "Carlinhos Pandeiro de Ouro".

A Ana (esposa do Carlos Alberto) e Rogério, formavam um trio de pandeiristas muito conhecidos e admirados.

Com a vitória do concurso por Carlos Alberto, o Trio passou a denominar-se, “Trio Pandeiro de Ouro”. Tendo depois, uma nova formação: Carlinho, Rogério e Pimpolho.

O prêmio deste concurso foi dois pandeiros, um deles, Carlinhos deu de presente ao Sr. Djalma dos Santos, na época, Presidente do Grêmio. O Sr. Djalma dos Santos, ao recebe-lo, doou para o Grêmio e confio-o a mim, dizendo o seguinte: "- Este Troféu pertence a Mangueira, guarde-o. Está sob a sua responsabilidade.".

- O mesmo ficou aos meus cuidados por "mais de 30 anos".

Com o término do mandato do Presidente Roberto Firmino e com a eleição de Elmo José dos Santos, passei este troféu para sua responsabilidade, o mesmo deixou aos cuidados de Nilton de Oliveira que com a eleição de Percival Pires, voltou para os meus cuidados.


Após o término do mandato de Eli Gonçalves da Silva (Chininha) e com a eleição de Ivo Meirelles, entreguei este pandeiro ao próprio e, em mãos.
Com a posse de Francisco Manoel de Carvalho (Chiquinho da Mangueira), este “Pandeiro de Ouro” foi encontrado no meio de toda a desordem que se encontrava na sala da Presidência, pelo senhor Aramis Santos (atual Vice-Presidente), que por determinação da Presidência, passou a ser o guardião do troféu “Pandeiro de Ouro”, por esta relíquia pertecer ao Patrimônio do Grêmio.
Frases que estão gravadas no Pandeiro de Ouro:

- Secretaria de Turismo.
- Pandeirista Vencedor.
- 1966.
- Colaboração da Brahma

Raymundo e Carlinhos no "Botequim  da Cidade do Samba" em 12/12/2011





Troféu Pandeiro de Ouro

Cesar Romero e Raymundo Baluarte da Mangueira Mauro Alburquerque Baluarte Gerson Sammartino
1 2 3 4 5
© Autor: Raymundo de Castro - 2017. Todos os direitos reservados.
Personalizado por: José Milton A. de Castro |
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo